Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

PMRR Niterói

Título do Projeto: Estudos para elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) para o município de Niterói

Coordenadora: Prof. Franciele Zanandrea (francielez@id.uff.br); Vice-coordenador: Prof. Gean Paulo Michel

Integrantes: Prof. Ivanovich Lache Salcedo, Dra. Aimeé Guida Barroso, Izabela Couto. Alunos: Danúbia Teixeira Silva (Doutoranda), José Alexandre Leal (Mestrando), Camila Athanázio (IC), Isadora Thys (IC), Lucas Santos (IC) e Vanessa Caldas Cardoso (IC).

Sobre o projeto:

Projeto Multicêntrico de Pesquisa-Ação e Inovação da Secretaria Nacional Desenvolvimento Urbano (SNDU) – Ministério das Cidades (MCIDADES) via Fundação de apoio à Fiocruz (FIOTEC) que consiste na elaboração de Planos Municipais de Redução de Risco de Desastres, com o objetivo do aprimoramento das Políticas Públicas de Prevenção de Riscos de Desastres do Ministério das Cidades. O estudo visa a redução de riscos de desastres, de acordo com a Lei nº 12.608/2012, artigo 22, em municípios críticos brasileiros, para prevenção e mitigação de risco de desastres.

A elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) pela UFF está sendo desenvolvido para o município de Niterói e contemplará a elaboração do mapeamento das áreas de risco das periferias suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa, focando nos agentes deflagradores; proposta de ações e medidas estruturais e não estruturais para os setores de risco; e a realização de mobilização comunitária na perspectiva de gestão de risco participativa.

Essa iniciativa faz parte de um programa do governo federal que visa fortalecer as políticas públicas de prevenção de riscos de desastres em áreas periféricas. No âmbito deste projeto, 16 universidades foram selecionadas em todo o país, com a UFF sendo a representante do estado do Rio de Janeiro. Além da elaboração dos PMRRs, a estratégia inclui a capacitação de profissionais em mapeamento de riscos de desastres, promovendo o desenvolvimento de competências e a organização local para enfrentar os desafios específicos de cada território.

O objetivo é que, por meio dessa parceria com instituições de pesquisa, sejam gerados subsídios para a atualização dos métodos de mapeamento e análise de riscos, incorporando as inovações conceituais desenvolvidas nos últimos 20 anos no campo da Gestão de Riscos.

Skip to content