Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

Projeto Rede Urbana de Hortas do Grande Rio

Projeto “Rede Urbana de Hortas do Grande Rio: Produzir, Alimentar, Enfrentar a Violência”

A agricultura urbana tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Há vários fatores que motivam esse crescimento, tais como a oferta de alimentos frescos próximos ao consumidor, a possibilidade de conhecer o produtor e o local de produção dos alimentos consumidos, uma nova fonte de renda, o uso de áreas ociosas, o controle sobre a ingestão de agrotóxicos, dentre outros.

O projeto “Rede Urbana de Hortas do Grande Rio: Produzir, Alimentar, Enfrentar a Violência” foi proposto pela Pró Reitoria de Planejamento da Universidade Federal Fluminense e recebe o apoio técnico dos professores do departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente. Também há a parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Casa Civil. O projeto tem como principal objetivo a implantação de uma rede de Hortas Urbanas e Jardins Produtivos na região do Grande Rio, abrangendo Comunidades da Cidade do Rio de Janeiro, os Municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Magé, Cachoeiras de Macacu, Tanguá, Itaguaí, Nova Iguaçu e outros municípios do RJ.

Espera-se que ao fim do projeto seja realizada uma Feira do Produtor Urbano e que tenham sido atendidos cerca de 750 beneficiários, contemplando os produtores e seus familiares.

Para isso, a primeira etapa do projeto proposta foi um levantamento socioambiental para identificar a população a ser atendida, espaços a serem beneficiados e culturas.

Foram elaborados questionários para identificação dos agricultores urbanos a serem contemplados.

Para que os questionários fossem aplicados, foram capacitados 96 monitores.

Figura 1 – Primeira Capacitação dos Monitores

Figura 2 – Participantes da Primeira Capacitação dos Monitores

Figura 3 – Troca de saberes na Primeira Capacitação dos Monitores

Figura 4 – Apresentação do projeto na Primeira Capacitação dos Monitores

Figura 5 – Segunda Capacitação dos Monitores

Figura 6 – Segunda Capacitação dos Monitores

Figura 7 – Participantes da Segunda Capacitação dos Monitores

Estão envolvidos no projeto 24 alunos de graduação e 2 alunas de pós graduação.

Os alunos também estão se capacitando para atender aos produtores.

Figura 8 – Alunos de graduação envolvidos no projeto

Figura 9 – Apresentação dos alunos envolvidos no projeto sobre Composteira doméstica

Figura 10 – Apresentação dos alunos envolvidos no projeto sobre Composteira doméstica

Figura 11 – Recolhimento de resíduos da feira para as aulas práticas da capacitação dos agricultores urbanos

Figura 12 – Reuniões semanais dos alunos envolvidos no projeto

Figura 13 – Reuniões semanais dos alunos envolvidos no projeto

Figura 14 – Interação entre alunos e agricultores na Segunda Capacitação para monitores

As primeiras visitas aos agricultores envolvidos no projeto já começaram a ser feitas.

Figura 15 – Visita aos agricultores do assentamento Fazenda Engenho Novo em São Gonçalo (RJ)

Figura 16 – Alunos do projeto em visita aos agricultores

Figura 17 – Entrevista aos agricultores envolvidos no projeto

Gostou do projeto?

Quer obter mais informações?

Entre em contato com os professores responsáveis:

Dirlane de Fátima do Carmo – dirlanefc@id.uff.br

Daiane Cecchin – daianececchin@id.uff.br