Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

Projetos de Extensão

Espaço Ervas Fitoterápicas Conservação e Manejo Sustentável de Plantas Medicinais e Aromáticas em Biomas Brasileiros

Coordenadora: Prof.ª Cristina Moll Hüther (Conheça a professora – Clique aqui)

ODS: Mudança Climática, Fome Zero, Consumo Responsável, Vida Terrestre, Comunidades Sustentáveis.

Resumo: A criação de um espaço para cultivo de plantas medicinais e aromáticas no ambiente escolar pode servir como instrumento educativo pois serve como um laboratório vivo possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental. Assim o objetivo é implantar o Espaço Ervas Fitoterápicas na UFF e em Escolas Públicas e Privadas ensino fundamental e médio do Estado do Rio de Janeiro para demonstrar a associação entre diferentes espécies vegetais de plantas medicinais e aromáticas recomendando um manejo sustentável para seus cultivos em ambientes artificiais de modo a evitar exploração em seus habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações envolvendo inclusive aspectos socioambientais. Para isso será montada unidade demonstrativa em formato de Espiral no campus do Gragoatá. Se houver interesse pelas Escolas poderá também ser realizado a montagem nesses locais. Em complementar será realizado palestras minicursos oficinas e até mesmo dia de campo com visitação à unidade demonstrativa. Com isso se busca recomendar um manejo sustentável para cultivos em ambientes artificiais evitando exploração nos habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente com importância da preservação dos biomas brasileiros e que inclusive as espécies medicinais e aromáticas de cada ambiente exemplificando as que estão no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção. A iniciativa pretende prevenir impactos ambientais negativos causados pelas atividades de coleta respeitar os direitos e costumes do plantio das ervas medicinais assegurar os benefícios para as comunidades locais e ainda abordar a Lei da Biodiversidade.

Objetivo: Implantar o Espaço Ervas Fitoterápicas na Universidade Federal Fluminense e em Escolas Públicas e Privadas ensino fundamental e médio do estado do Rio de Janeiro para demonstrar a associação entre diferentes espécies vegetais de plantas medicinais e aromáticas relacionando a sua importância na conservação da biodiversidade nos diferentes biomas brasileiros buscando recomendar um manejo sustentável para seus cultivos em ambientes artificiais de modo a evitar a exploração em seus habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações envolvendo inclusive aspectos socioambientais.

Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 PROFOREXT

Coordenador: Prof. Flávio Castro da Silva (Conheça o professor – Clique aqui)

ODS: Mudança Climática, Fome Zero, Crescimento Econômico, Erradicação da Pobreza, Redução Desigualdades, Saneamento.

Resumo: De acordo com a concepção expressa na resolução CN 072018, a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa constituindo-se em processo interdisciplinar político educacional cultural científico tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade por meio da produção e da aplicação do conhecimento em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Nesse contexto, este projeto propiciará que docentes e discentes da instituição realizem atividades de extensão para e com as os agricultores as familiares de assentamentos federais dentro do estado do Rio de Janeiro identificando problemas e construindo soluções para sua sustentabilidade econômica social e ambiental. Assim, considerando a transdisciplinaridade como eixo central para contemplar a complexidade da realidade rural, o presente projeto une em uma atividade duas dimensões o ensino e a extensão rural. Assim sendo, o projeto busca realizar atividades de assistência técnica e extensão rural continuada destinadas à Agricultura Familiar a serem desenvolvidas pela universidade abrangendo as unidades familiares de produção agrícola e suas organizações e atendendo a Agenda 2030. A criação deste projeto visa articular a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação com o fortalecimento da Agricultura Familiar e a consecução da Agenda 20230 especialmente do ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável. Este projeto faz parte do Programa Nacional homônimo elaborado em parceria com outras 16 instituições federais de ensino Universidades e Institutos em que cada instituição atuará no estado de forma semelhante e com o mesmo objetivo realizar atividades de assistência técnica e extensão rural continuada destinadas à Agricultura Familiar brasileira. A interlocução entre a UFF e os assentamentos federais do estado do Rio de Janeiro será realizada com o apoio do INCRA-RJ.

Objetivos: (1) Realizar atividades de assistência técnica e extensão rural continuada destinadas à Assentamentos da Agricultura Familiar brasileira a serem desenvolvidas pela Universidade Federal Fluminense UFF abrangendo as unidades familiares de produção agrícola e suas organizações e atendendo aos ODS da Agenda 2030; (2) Promover a formação extensionista e a Assistência Técnica e Extensão Rural a partir de princípios dialógicos agroecológicos e democráticos a todos os contextos populares que atuam na cadeia de valor da agricultura familiar com valorização do equilíbrio de geração e gênero sustentabilidade no desenvolvimento de processos de organização socioeconômica gestão produção processamento agregação de valores e serviços distribuição e comercialização de Unidades Familiares de Produção Agrária UFPA.

LaBeSeTe Laboratório de Ecodesenvolvimento da Serra de Tiririca e entorno

Coordenador: Prof. Marcos Alexandre Teixeira (Conheça o professor – Clique aqui)

ODS: Redução Desigualdades, Erradicação da Pobreza, Educação, Qualidade de Vida, Vida Terrestre , Comunidades Sustentáveis, Saúde Bem Estar, Saneamento, Igualdade Gênero.

Site do projeto: Clique aqui

Resumo: O projeto se destina a estabelecer um local de referência para a promoção do ecodesenvolvimento e da sustentabilidade nas áreas de preservação de Niterói e Maricá. O LaBeSeTe foi criado para ser um laboratório vivo de demonstração e desenvolvimento com o objetivo de divulgar de forma sistemática e coordenada práticas estudos e ensinos que modifiquem as relações entre as populações urbanas e periurbanas com as suas áreas de preservação e seu entorno. Assim foi estabelecido um ponto focal geográfico na Cabana da Arara como um centro de atividades pesquisa e difusão de conhecimentos que promovem um relacionamento saudável da população local com o ecossistema nativo e o seu desenvolvimento sustentável. O território abrangido inclui ainda uma série de espaços de grande importância histórica ambiental e turística que entretanto não são conhecidos e explorados pela população das cidades vizinhas Estão próximos da Cabana da Arara o Parque Estadual da Serra da Tiririca o Polo Turístico Caminho de Darwin e o Parque Rural de Niterói bem como outros espaços que abrigam atividades de grande interesse demonstrando o grande potencial da região. A Cabana deverá ser a sede principal de desenvolvimento e projeção das atividades. Através do aprimoramento da sede e desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa o Projeto LaBeSeTe irá construir um espaço físico destinado à disseminação de ideias e formação de novas redes de conhecimento tecnologia e práticas sustentáveis a serem desenvolvidas in loco.

Nascentes dos Saberes Hidrologia para Redução de Risco de Desastres

Coordenadora: Prof.ª Franciele Zanandrea (Conheça a professora – Clique aqui)

ODS: Educação Qualidade, Mudança Climática, Vida Aquática, Comunidades Sustentáveis.

Resumo: O projeto visa fortalecer a resiliência comunitária frente a desastres no município de Niterói-RJ por meio da interação entre conhecimento científico e saberes locais. A iniciativa busca reduzir os impactos de inundações e movimentos de massa alinhando-se à Agenda 2030 da ONU e ao Marco de Sendai. Os objetivos incluem a criação de materiais didáticos participativos identificação de áreas críticas instalação de pluviômetros caseiros mapeamento de risco comunitários e definição de rotas de fuga e pontos de apoio em situação de desastres. A comunidade piloto será a da Caixa d’Água Castro Alves permitindo ajustes metodológicos antes da expansão para outras áreas. A metodologia combina oficinas com educadores e líderes comunitários caminhadas de reconhecimento para mapeamento de pontos críticos e uso de cartografia social. Oficinas práticas nas escolas incentivarão a construção e o monitoramento com pluviômetros caseiros promovendo a ciência cidadã. O mapeamento de risco participativo e a definição de rotas de evacuação fortalecerão a autonomia comunitária. O público alvo são populações vulneráveis com envolvimento de associações de moradores lideranças agentes da Defesa Civil trabalhadores da saúde assistentes sociais professores e estudantes da rede pública. A parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói fortalece a integração entre ciência políticas públicas e ações comunitárias. O projeto também impacta a formação dos estudantes de graduação participantes do projeto ao proporcionar aprendizado prático e interdisciplinar conectando teoria e realidade. Assim, o projeto “Nascentes dos Saberes” contribui para a conscientização e capacitação das comunidades em relação ao risco de desastres promovendo a construção coletiva de estratégias para redução de risco. Ao integrar saberes acadêmicos e comunitários a iniciativa reforça a importância da educação e da participação social na construção de cidades mais seguras e resilientes.

Objetivo: (1) Construir materiais didáticos participativos sobre hidrologia e desastres; (2) Identificar junto com a comunidade as áreas onde ocorrem os processos hidrológicos deflagradores de desastres; (3) Construir pluviômetros caseiros para o monitoramento da precipitação junto às escolas; (4) Realizar o mapeamento de risco participativo da comunidade; (5) Traçar junto com as comunidades os pontos de apoio e rotas de fuga em situação de desastres.

Produção de Mudas Florestais para Reflorestamento em Assentamentos de Reforma Agrária

Coordenadora: Prof.ª Roberta Jimenez de Almeida Rigueira (Conheça a professora – Clique aqui)

ODS: Mudança Climática, Fome Zero, Comunidades Sustentáveis.

Resumo: O projeto de extensão visa à produção e distribuição de mudas florestais para reflorestamento em assentamentos de reforma agrária próximos a reservas ambientais com foco na recuperação de áreas degradadas e promoção de práticas sustentáveis. Coordenado pelo LUMAS, Laboratório Urbano Multidisciplinar de Agricultura Sustentável da Universidade Federal Fluminense, a iniciativa busca capacitar agricultores familiares em técnicas de propagação manejo e plantio de espécies nativas contribuindo para a restauração ecológica a prevenção de erosão a regulação hídrica e a conservação da biodiversidade. O projeto inclui diagnóstico ambiental produção de mudas treinamentos plantio participativo e monitoramento contínuo com metas de reflorestar 50 hectares produzir 10 mil mudas e formar 100 agricultores. Além de melhorar os indicadores ambientais locais o projeto estabelece um modelo replicável de integração universidade-comunidade, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao combate às mudanças climáticas.

Objetivo: (1) Geral: Promover o reflorestamento de áreas degradadas em assentamentos de reforma agrária próximos a reservas ambientais fortalecendo a sustentabilidade e a qualidade de vida dos agricultores familiares (2) Específicos: (2.1) Capacitar agricultores familiares na produção e manejo de mudas florestais; (2.2) Produzir e distribuir mudas de espécies nativas em quantidades adequadas para o reflorestamento das áreas prioritárias; (2.3) Estabelecer um protocolo de monitoramento das áreas reflorestadas para avaliar os impactos ambientais e sociais; (2.4) Fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade local promovendo a troca de saberes e práticas sustentáveis.

Ressignifica: Transformando Lixo em Oportunidades

Coordenadora: Prof.ª Dirlane de Fátima do Carmo (Conheça a professora – Clique aqui)

ODS: Mudança Climática, Fome Zero, Consumo Responsável, Saúde Bem Estar, Vida Aquática, Saneamento, Comunidades Sustentáveis.

Resumo: A contribuição das regiões costeiras para a presença de resíduos nos oceanos é substancial destacando-se a significativa participação de plásticos e material orgânico oriundo de ações antrópicas. Isso evidencia a importância da gestão adequada de resíduos orgânicos e de plásticos em iniciativas de educação e gestão ambiental. Essas ações são fundamentais para auxiliar na solução de problemas sociais econômicos e ambientais vivenciados pela população da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu localizada na cidade de Niterói/RJ. O objetivo nesse projeto é apresentar uma alternativa de gestão comunitária dos resíduos que seja replicável e realizada a partir da educação ambiental pautada na ciência cidadã. Assim, é proposto o envolvimento da população local para mapear os pontos de descarte de lixo no entorno dos rios e lagunas para separar classificar e ressignificar o material. Para isso, serão utilizadas ações de mapeamento classificação oficinas de ressignificação bem como metodologias participativas para identificação das rotas de poluição e projeção de alternativas para solução dos problemas encontrados com monitoramento para avaliação dos resultados. Espera-se que as ações contribuam para a qualidade ambiental enquanto aumentam a consciência da população para minimização dos resíduos gerados especialmente o plástico fornecendo ainda alternativas de renda associadas principalmente ao resíduo orgânico. Essa proposta está vinculada à disciplina de graduação Implementação de projetos extensionistas III TER 00170 e aos projetos de iniciação científica Compostagem de biossólido com a larva da mosca soldado negro de iniciação tecnológica Produção de biocarvão a partir de sistema artesanal tendo sido contemplado também com recursos no edital E192023 Programa de Educação Ambiental 2023 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ.

Objetivo: Esse projeto tem como objetivo geral promover o monitoramento científico cidadão como ferramenta de educação ambiental envolvendo as escolas associações de moradores e de pescadores bem como moradores do entorno dos corpos hídricos da região na gestão de resíduos sólidos na área da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu lagoa de Piratininga e entorno dos principais contribuintes para as lagoas de Itaipu e Piratininga principalmente nos rios João Mendes e o Jacaré respectivamente localizados na cidade de Niterói/RJ. Pretende-se envolver a população para a identificação de pontos de despejo de resíduos a compreensão das rotas de poluição e para a proposição e promoção de alternativas para coleta seletiva bem como transformação dos resíduos agregando valor ao processo. O intuito no projeto é que a gestão de resíduos na comunidade seja feita pautada nos princípios da ciência cidadã promovendo a colaboração formal da população com a coleta de dados projeção de alternativas e monitoramento dos resultados para que se sintam parte fundamental do projeto e stakeholders na contribuição para a melhoria ambiental social e econômica do ambiente em que vivem. Ao mesmo tempo, esse enfoque permite uma aproximação entre a comunidade e a academia promovendo a difusão de tecnologias para solução de problemas da sociedade com acompanhamento para validação e aprimoramento dos resultados.