Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

III Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos & Meio Ambiente

Datas: 03 a 07 de junho de 2019

Local: Auditório do Instituto de Computação – Campus Praia Vermelha – São Domingos, Niterói

Apoio: CNPQ – Processo: CNPq 403909/2018-0 (Chamada ARC nº 06/2018 L3)

Objetivo:
A Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos e Meio Ambiente é uma iniciativa do TER (Departamento de Eng. Agrícola e Meio Ambiente, Escola de Engenharia – UFF), inaugurada no ano de 2017, e que propõe para a edição de 2019 o tema Setor Agrícola e Ambiental no estado do Rio de Janeiro e suas oportunidades. No contexto da crise sociopolítica atual, a carência de postos de trabalho impõe um atraso na retomada econômica. A alta taxa de desemprego medida pelas agências governamentais e as condições de renda média das famílias em deterioração completam o cenário a ser enfrentado. Dessa forma, a motivação para a escolha do tema é a preocupação em apresentar aos alunos vinculados ao Departamento como sua formação poderá se encaixar no mercado de trabalho, especialmente na busca por vagas de estágio, mas também no longo prazo, após a formatura.
Sendo assim, a III Semana da Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos e Meio Ambiente é direcionada a todos os profissionais e alunos atuantes nas áreas agrícola e ambiental, sendo que a temática escolhida desde ano almeja dar visibilidade às novas oportunidades que estão surgindo nestes meios. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação, docentes e empresas da região.

Inscrições: 10 a 24 de maio nos links abaixo

Pagamento na Secretaria do Depto. de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente – Sala 235, bloco D – Segunda a Sexta, 10h às 17h – R$5,00

Palestras e mesas redondas: Formulário de inscrição

Minicursos – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Visita Técnica – dia 06/06/2019 – 15 vagas INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Programação

Programação Detalhada

Abertura da III Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos & Meio Ambiente – 03/06 @ 10:00 às 11:00

Apresentação: Abertura

Composição da mesa:
Prof. Flávio Castro da Silva – UFF
Profª. Roberta Jimenez de Almeida Rigueira – UFF
Prof. Marcio Cataldi – UFF
Prof. Carlos Rodrigues Pereira – UFF
Prof. Marcos Alexandre Teixeira – UFF

Palestra Agricultura de Precisão – 03/06 @ 11:00 às 13:00
Responsável: Prof. Murilo Machado de Barros – UFRRJ
Serão discutidos aspectos atuais da agricultura de precisão no País, suas principais tendências e reflexos no senário agrícola nacional.

Sobre o palestrante:
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2009), mestrado (2010) e doutorado em Eng. Agrícola pela Univ. Fed. de Lavras (2014). Atualmente é professor da UFRRJ, coordenador do grupo de extensão de Automação, Mecanização e Máquinas Agrícolas (GAMMA). Tem experiência na área de Eng. Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, colheita mecanizada e aplicação de fertilizantes e corretivos em doses variáveis.

Apresentação: Agricultura de Precisão

Minicurso: Arduino – 03/06 @ 14:00 às 16:00 – Sala 306B, Bloco D (Escola de Engenharia da UFF)
Responsável: Prof. Ivanovich Lache Salcedo – UFF
O Arduino é uma ferramenta de protótipos de eletrônica de baixo custo e de código aberto. No minicurso aprenderemos os conceitos básicos para sua programação.  O minicurso utilizará um simulador on-line gratuito que permitirá ao participante construir seus próprios circuitos e programas.

Sobre o palestrante:
Graduação em Eng. mecatrônica – Universidad Autonoma de Bucaramanga (2005), mestrado (2008) e doutorado em Eng. Mecânica pela UFRJ (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Mecatrônicos, Automação e Controle de processos, Operações offshore, Manipulador de carga e controle Fuzzy.

Palestra & Oficina Horta Urbana e Resíduos Sólidos – 03/06 @ 14:00 às 18:00
Responsável: Reinaldo Silva de Abreu

Mesa Redonda: Experiências Depois da Graduação – 03/06 @ 18:00 às 20:00
Apresentar quais caminhos tomaram (acadêmico ou mercado de trabalho), porque tomaram esse caminho, como fizeram essa escolha, quais dificuldades tiveram e como conseguiram chegar onde chegaram.

Participantes:
Ana Carolina Barbosa do Canto – Ex-aluna de Engenharia Agrícola
Hugo Bernardo Barros Torraca – Ex-aluno de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente
Luciana Vieira Esteves – Ex-aluna de Engenharia Agrícola
Mariana Otero Nogueira – Ex-aluna de Engenharia Agrícola
Thaís Moreira Guimarães – Ex-aluna de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente

Palestra Visão Artificial Aplicada a Agricultura– 04/06 @ 9:00 às 11:00
Responsável: Prof. Anderson Gomide Costa – UFRRJ

Sobre o palestrante:
Engenheiro Agrícola formado em Dezembro de 2009 pela Universidade Federal de Lavras. Possui mestrado em Engenharia Agrícola com ênfase em máquinas e automação agrícola pela da Universidade Federal de Lavras (2011) e doutorado em Eng. Agr. na área de máquinas e mecanização agrícola pela Univ. Fed. de Viçosa (2015). Atualmente é professor adjunto do quadro efetivo da UFRRJ vinculado ao Dep. de Engenharia, atuando na área de máquinas agrícolas e agricultura de precisão. É docente permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRRJ. Desenvolve pesquisas nas áreas de máquinas e implementos agrícolas, agricultura de precisão, visão artificial de máquinas, processamento de imagem e biospeckle laser.

Mesa Redonda: Futuro da Geração Descentralizada a partir de Energias Renováveis – 04/06 @ 11:00 às 13:00
Com foco numa geração descentralizada viável para o Brasil, abordar brevemente e do crescimento das energias alternativas no país (combustível, térmica e elétrica) nessa modalidade descentralizada, de forma a discutir as perspectivas do PNE e PDE para o crescimento dessa geração, das barreiras para esse crescimento, iniciativas de fomento pelo poder público, privado e sociedade existentes e a importância dessas iniciativas para o quadro atual de desenvolvimento e futuro.

Composição da mesa:
Moderador: Prof. Dan Abensur Gandelman – Atualmente pesquisador da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), assim como professor na UFF, com ação voltada prioritariamente para a relação entre pesquisa e ensino. Graduado em Engenharia Elétrica (ênfase em Eletrônica) pela UFRJ, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ em Eng. de Produção com modelagem matemática para cálculo do mix ótimo de fontes para a expansão do Setor Elétrico Brasileiro.
Gabriel Konzen – Trabalha na EPE desde 2013 desenvolvendo estudos econômicos e regulatórios na área de geração distribuída e energia solar. É engenheiro eletricista pela UFMT e possui mestrado em energia pela USP.
Leyla Adriana Ferreira da Silva – Trabalha na EPE desde 2008 desenvolvendo estudos econômicos e socioambientais principalmente na área de energia renovável. É economista com especialização em Gestão Ambiental pela UFRJ.
Luciano Basto Oliveira – Trabalha na EPE desde 2006 com inventários de fontes de energia, estudos econômicos, regulatórios e de planejamento da oferta de energia, centralizada e distribuída. É matemático e doutor em Planejamento Energético com ênfase ambiental.

Apresentações: Mesa Redonda Energia - Gabriel Konzen ; Mesa Redonda Energia - Luciano Basto

Minicurso: Autocad – 04/06 @ 11:00 às 13:00 – Laboratório de Informática Labdesign (Sala 563B Bloco D)
Responsável: Grad. Matheus Martins de Jesus Cunha Silva – PET/UFF
Noções básicas das principais ferramentas do software AutoCad para elaboração de desenhos 2D que auxiliarão em trabalhos acadêmicos e desafios de processos seletivos.

Sobre o palestrante:
Atualmente estagiário no Grupo Reserva, responsável pela gestão de indicadores do Modelo de Gestão do Grupo e estudante voluntário do PET Agrícola e Ambiental (Programa de Educação Tutorial). Antigo Presidente da Agrha Consultoria – Empresa Júnior de Consultoria Agrícola e Ambiental (em 2017), tendo entrado como assessor administrativo financeiro, galgando postos até o posto de presidente. Neste período foi responsável pela aplicação de treinamentos de Comunicação e Oratória, AutoCad 2d, Planejamento Estratégico e MS Excel Básico. Com formação técnica em mecânica industrial no Centro Federal de Ed. Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET – Maracanã.

Palestra Normas Sanitárias para Processamento de Alimentos, com Enfoque na Agricultura Familiar – 04/06 @ 14:00 às 16:00
Responsável: Profª. Thadia Turon Costa da Silva – UFRJ

Sobre o palestrante:
Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). É professora do departamento de nutrição e dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de nutrição e de ciência e tecnologia de alimentos com os temas: alimentos orgânicos; alimentos funcionais; processamento de frutas e hortaliças; alimentação coletiva; rotulagem de alimentos e boas práticas de fabricação. 

Apresentação: Normas Sanitárias

Palestra Irrigação: Tendência e Inovações – 04/06 @ 16:00 às 18:00
Responsável: Prof. Leonardo da Silva Hamacher – UFF
Serão discutidos aspectos ambientais, econômicos e técnicos relacionados a sistemas de irrigação, bem como as potencialidades regionais e nacionais relacionadas ao mesmo.

Sobre o palestrante:
Possui graduação em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, irrigação, e segurança do trabalho. Desde 2009 atuando como docente do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense. Atualmente em fase de conclusão do Doutorado do Programa Binacional de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidad de Rio Cuarto da Argentina.

Palestra: Irrigação

Palestra Currículo como Ferramenta de Desenvolvimento Pessoal e Competitividade no Mercado – 04/06 @ 18:00 às 20:00
Responsável: Prof. Marcos Alexandre Teixeira – UFF
Durante este curso, o estudante poderá vivenciar o que é selecionar um currículo – do lado do empregador – uma vez que os currículos dos próprios integrantes serão utilizados nas dinâmicas (se forma anônima, retirando os nomes e identificações). Serão abordados diferentes aspectos do processo seletivo e como o currículo – enquanto ferramenta de auto apresentação – pode colaborar / ou não neste processo. Como objetivo espera-se que o participante entenda como elaborar o seu currículo, a partir da visão de quem espera seja o seu empregador.

Sobre o palestrante:
Entrou para a UFF como professor em 2013. Ministra as disciplinas de Energização Rural, Alternativas Energéticas e Modelagem; de 2014 a 2018 foi Coordenador do curso de Eng. Agrícola e Amb. Vindo da área privada, atuou por 3 anos no Dep. de Energia da Vale, identificando de uso de energias renováveis e diminuição no consumo de várias atividades desta Mineradora. Anteriormente passou 2 anos na Agência Alemã de Coop. Técnica – GIZ, em ações de transferência de tecnologia entre Alemanha e Brasil. Tem graduação e Mestrado em Eng. Agr., e Dout. em Eng. Mec. (todos na UNICAMP). Com experiência em Projetos industriais EPC Turn key no brasil, e, pós-doutoramento na Alemanha e Portugal (2004 a 2008), com projetos de cooperação e pesquisa em energia renovável, combate à pobreza e Projetos de MDL.

Apresentação: Curriculum Vitae

Minicurso Biodiesel: Produção, Caracterização Físico-Química e Cenário Atual – 05/06 @ 9:00 às 11:00
Responsável: Prof. Ivenio Moreira da Silva – UFF
Serão abordados os seguintes tópicos: Conceitos iniciais sobre o Biodiesel; Breve Histórico; Fontes de Matéria Prima; Aspectos da Produção do Biodiesel; Caracterização Físico-Química do Biodiesel e suas misturas; Uso em motores; Dados da matriz energética Brasileira; A cadeia produtiva do Biodiesel no Brasil; O Programa PNPB; Aspectos mercadológicos; Potencialidades do Biodiesel.

Sobre o palestrante:
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da UFF. Disciplinas: Economia Agrária, Administração Rural e Gestão do Agronegócio. Formação: Engenheiro Agrônomo – UFES; Pós-Graduação em Marketing no Mundo Globalizado – UCAM; MBA em Gestão do Agronegócio – UFPR; Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica – UFF, Linha de pesquisa: Produção e Caracterização Físico-Química de Biocombustíveis. Atualmente Doutorando em Economia – UFF.

Palestra Vulnerabilidade Climática e Ambiental dos Recursos Hídricos do Sudeste – 05/06 @ 11:00 às 13:00
Responsável: Prof. Marcio Cataldi – UFF
Apresentar as condições geográficas e climáticas que definem a disponibilidade de recursos hídricos nas regiões sudeste, centro oeste e nordeste do Brasil. Contextualizar está disponibilidade dentro de um horizonte paleoclimatico, do clima presente e clima futuro. Além de trazer uma análise sobre as condições atuais de bloqueios atmosféricos no SE e NE do Brasil.

Sobre o palestrante:
Graduado em Meteorologia pela Univ. Fed. do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Eng. Mec. pela UFRJ (2002) e doutorado também pela UFRJ, atualmente Coordenador do Curso de Eng. Ambiental da UFF. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Previsão do Tempo e clima, atuando principalmente com: camada limite, modelagem atmosférica e hidrológica, turbulência, energia, variabilidade e mudança climática, instrumentação de baixo custo e previsão do tempo e clima.

Apresentação: Vulnerabilidade Climática

Palestra Currículo Lattes – 05/06 @ 14:00 às 16:00
Responsável: Profª. Cristina Moll Hüther – PGEB/UFF
A palestra abordará os principais aspectos do Currículo Lattes, suas caraterísticas e funcionalidades, dando ao participante uma ideia mais clara de como preencher seu CV de forma a melhor expor sua trajetória e experiência, buscando maximizar sua exposição à futura oportunidades, tanto no meio acadêmico, quando na área privada.

Sobre o palestrante:
Pós-Doutoranda PNPD/CAPES na UFF-RJ, PGEB. Prof. na UFRJ (Fisiologia Vegetal). É pesquisadora do grupo de Recursos Naturais e Interações Planta-Ambiente da UFF-RJ e do Grupo de Pesquisa Plantas Daninhas e Pesticidas no Ambiente – PDPA, da UFRRJ- RJ. Foi Pós-Doutoranda PNPD/CAPES (2014) na UFPel -RS, no Prog. de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (Lab. de Fisiologia de Sementes). Possui Doutorado (2014- UFPel) e Mestrado em Fisiologia Vegetal (2011 – UFPel). Cursou Pós-Graduação em: Gestão de Sistemas Ecológicos e Educação Ambiental / Ciências Políticas e Sociais pela Faculdade DOM BOSCO de Ubiratã (2007). Graduação em Ciências Biológicas pela URCAMP (2006).

Apresentação: Currículo Lattes

Palestra Reciclagem e Economia Circular – 05/06 @ 16:00 às 18:00
Responsável: Clarisse Budakian Aramian
Uma discussão sobre o que são, se são a mesma coisa, como se inserem no tecido social e como podem reestruturar as relações econômicas, a partir de uma nova abordagem de geração de valor.

Sobre o palestrante:
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Direito Ambiental pela AVM Faculdade Integrada. Integrante fundadora do YPG ISWA (Young Professional Group from International Solid Waste Association). Mestre em Eng. de Biossistemas, área de concentração Recursos Naturais e Ambiente e linha de pesquisa em Gerenciamento Ambiental, pelo Curso de Mestrado de Eng. de Biossistemas da UFF. Atuante na área de Resíduos Sólidos e indicadores de sustentabilidade, com foco Coleta Seletiva Solidária e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Apresentação: Reciclagem e Economia Circular

Mesa Redonda: Experiências de Estágios – 05/06 @ 18:00 às 20:00
Apresentar com que estagiam ou estagiaram, o que requer no estágio, quais ferramentas ou disciplinas são relevantes e o que fazem.

Participantes:
Caio Picinin Rocha Affonso Nogueira – Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental
Caroline Piccoli Miranda De Freitas – Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental
Joana Mayer Coutada – Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental
Larissa Costa Monteiro – Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental
Lucas De Lima Casseres Dos Santos – Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental

Palestra Logística Sustentável – 06/06 @ 9:00 às 11:00
Responsável: Antonio Carlos Sá de Gusmão
A Importância da Eficiência da Distribuição Urbana de Mercadorias como Influência na Melhoria da Qualidade de Vida para Cidades Sustentáveis.

No Brasil, observa-se que é comum o deslocamento de mercadorias ao longo do território nacional, ocorrer, principalmente, por meio do transporte rodoviário. Este fato traz impactos aos espaços viários, alterando assim a infraestrutura local das cidades, aumentando o tempo de viagem nos centros urbanos e alterando a mobilidade urbana.

Assim, o objetivo desta apresentação é trazer uma visão do transporte rodoviário de carga em áreas urbanas na distribuição de mercadorias e como a concepção Logística Urbana pode contribuir para restabelecer o equilíbrio do sistema de transporte nos centros urbanos, aumentando a eficácia da movimentação de mercadorias nas cidades de médio e grande porte em nosso País. Como consequência, mostrar a influência que a eficiência da distribuição de mercadorias traz sobre a qualidade de vida da população para as cidades sustentáveis.

Sobre o palestrante:
Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade Gama Filho – UGF (1983), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/RJ (1987), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1994) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2016). Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agronegócios, de Coordenador de Estágios e de Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense na Escola de Engenharia em Niterói, onde exerce também a função de Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de Engenharia de Produção e Engenharia Agrícola e Ambiental com ênfase nos seguintes temas: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, Logística e Transporte, e Engenharia e Meio Ambiente.

Apresentação: Logística Sustentável

Minicurso SolidWorks – 06/06 @ 11:00 às 13:00 – Laboratório de Informática Labdesign (Sala 563B Bloco D)
Responsável: Grad. Victor Vigario Ballarini – PET/UFF
Introdução ao Software SolidWorks, objetivando a intenção de projeto e a capacidade dessa poderosa ferramenta. O minicurso consistirá de uma breve apresentação sobre o programa e em seguida será realizada a a resolução de alguns problemas.

Sobre o palestrante:
Graduando em Eng. Agrícola e Ambiental pela UFF. Atualmente mempro do PET Agrícola e Ambiental (Programa de Educação Tutorial). Possui formação avançada em modelagem 2D e 3D, em SolidWork, pela MEchWorks. Sua trajetória inclui atuação em projeto de extensão (Reflorestamento de áreas degradadas) e bolsista de Iniciação Cientifica (aprendizado organizacional). Possui formação em empreendedorismo e inovação. Tem experiencia na área de administração com ênfase em gestão do conhecimento e responsabilidade social.

Palestra Agricultura Sustentável e Extensão – 06/06 @ 14:00 às 16:00
Responsável: Herval Fernandes Lopes
Apresentação sobre as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvidas em projetos sustentáveis, incentivados pelo Programa Rio Rural e demais programas executados pela EMATER-RIO.

Sobre o palestrante:
Graduação em agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente sou Extensionista Rural I. Tenho experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando em diversos áreas das Ciências Agrarias. Pela EMATER-RIO, onde fui contratado a partir de 1993 para a função de Extensionista Rural I, atuei em diversos municípios. Atualmente, venho atuando na áreas relacionadas com a Gerência Técnica Estadual de Desenvolvimento Sustentável, os quais, contribuem diretamente para o desenvolvimento de Programas de Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, denominados Rio Rural e Rio Floresta. 

Apresentações: Produção Agrícola Sustentável ; Extensão Rural

Palestra Oratória – 06/06 @ 16:00 às 18:00
Responsável: Grad. Anderson de Moraes Soares Júnior – PET/UFF

Minicurso: Planilhas Google – 07/06 @ 09:00 às 11:00
Responsável: Grad. Matheus Martins de Jesus Cunha Silva – PET/UFF
O curso irá abordar os principais recursos da ferramenta Planilhas Google, como esta poderá ser utilizada em trabalhos de grupo, suas potencialidades e aplicações (em especial no uso em plataformas móveis).

Sobre o palestrante:
Atualmente estagiário no Grupo Reserva, responsável pela gestão de indicadores do Modelo de Gestão do Grupo e estudante voluntário do PET Agrícola e Ambiental (Programa de Educação Tutorial). Antigo Presidente da Agrha Consultoria – Empresa Júnior de Consultoria Agrícola e Ambiental (em 2017), tendo entrado como assessor administrativo financeiro, galgando postos até o posto de presidente. Neste período foi responsável pela aplicação de treinamentos de Comunicação e Oratória, AutoCad 2d, Planejamento Estratégico e MS Excel Básico. Com formação técnica em mecânica industrial no Centro Federal de Ed. Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET – Maracanã.

Palestra Secagem e Qualidade de Grãos – 07/06 @ 11:00 às 13:00
Responsável: Prof. Ednilton Tavares de Andrade – UFLA
Abordar as caraterísticas mais desejáveis no processo de secagem para garantir a qualidade nos grãos, em especial aos parâmetros de medição e controle mais utilizados no país atualmente.

Sobre o palestrante:
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Eng. Agrícola da UFLA. Possui graduação em Eng. Agrícola pela Univ. Fed. de Lavras (1994), mestrado em Eng. Agrí. pela Univ. Fed. de Viçosa (1997) e doutorado em Eng. Agrícola pela Univ. Fed. de Viçosa (2001). Atualmente é professor Titular da Univ. Fed. de Lavras. Tem experiência na área de Eng. de Processamento de Produtos Agrícolas, com ênfase em qualidade, secagem, armazenagem, energia e segurança do trabalho.

Apresentação: Secagem e Qualidade de Grãos

Minicurso: Homeopatia Rural – 07/06 @ 14:00 às 17:00
Responsável: Grad. Esther Mariana Flaeschen
A Homeopatia rural pode ser utilizada em plantas, no solo, na água, nos animais, na família agrícola, no tratamento de resíduos com a finalidade de equilibrar o ambiente reduzindo os impactos de uso do mesmo. No minicurso serão abordadas as formas de uso da Homeopatia, partindo de uma abordagem geral, com foco na parte de solo e planta.

Sobre o palestrante:
Possui ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto Educacional Professor Alaor (2012). Atualmente é Estagiária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural.

Link Apostila Homeopatia Rural: Apostila

Apresentação: Homeopatia Rural

Encerramento da III Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos & Meio Ambiente– 07/06 @ 17:00 às 18:00

Participantes:
Prof. Marcos Alexandre Teixeira – UFF
Membros PET Agrícola – UFF